MATERIAIS ELÉTRICOS


Segundo a composição química e a estrutura da matéria, os materiais pertencem a uma das três categorias: metais, cerâmicos e polímeros. Suas características dependem das propriedades físicas e químicas, o que diferem essas três categorias. Além dessas categorias, existem os materiais compósitos, que surgem não propriamente como uma nova categoria, mas sim como misturas não homogêneas dos três tipos de materiais, que formam a figura a seguir:


metais.jpg


A – cerâmico-metal; B – polímero-metal; C – polímero-cerâmico.


A – polímero-cerâmico; B – polímero-metal; C – cerâmico-metal.


A – polímero-cerâmico; B – cerâmico-metal; C – polímero-metal.


A – polímero-metal; B – polímero-cerâmico; C – cerâmico-metal.


A – cerâmico-metal; B – polímero-cerâmico; C – polímero-metal.

Pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, os transformadores de corrente são classificados de acordo com sua construção em um dos seguintes tipos: “Transformada de corrente cujo enrolamento primário é constituído por uma barra, montada permanentemente por meio do núcleo da transformada”. Essa descrição corresponde a qual tipo de TC?


De janela.


Com núcleo dividido.


Enrolado.


De Barra.


Com vários enrolamentos primários.

O objetivo da normalização é o estabelecimento de soluções, por consenso das partes interessadas, para assuntos que têm caráter repetitivo, tornando-se uma ferramenta poderosa na autodisciplina dos agentes ativos dos mercados, ao simplificar os assuntos, e evidenciando ao legislador se é necessária regulamentação específica em matérias não cobertas por normas.Sem_titulo-1_copia.jpg

Dos objetivos representados anteriormente, qual define a Segurança?


Proteger a saúde e a vida humana.


A limitação e redução da fabricação de variedades desnecessárias de um produto.


“Ferramenta” imprescindível à indústria, para que ela possa atingir os seus objetivos.


É fundamental em qualquer atividade do ser humano. Também nos meios produtivos.


Quanto maior o número de normas implantadas para se fabricar um produto qualquer, maior a qualidade do produto.

“Os metais são elementos químicos que formam sólidos opacos, lustrosos, bons condutores de eletricidade e calor e, quando polidos, bons refletores de luz”. Qual alternativa justifique essa afirmação.


Essas grandezas são importantes na escolha adequada dos materiais, uma vez que delas vai depender se esses são capazes de desempenhar as funções que lhe são atribuídas.


Os principais materiais de elevada condutividade elétrica são os metais nobres, acrescidos de alguns de outros grupos e de suas ligas. Os metais de alta condutividade se empregam como condutores, enrolamentos de máquinas elétricas e transformadores etc.


A viscosidade recomendada em cada aplicação consta de normas técnicas, devidamente relacionadas com a temperatura, sobretudo a temperatura máxima admissível. Assim, o ponto de chama varia de 130 a 145oC. No caso de óleo para cabos, distinguem-se os papéis impregnados com óleo (óleos grossos) e os cabos em óleo fluido (O.F.) (óleos finos).


A maioria dos metais é forte, dútil, maleável e, em geral, de alta densidade.


O exemplo da porcelana é típico: sendo material excelente para isolamento de linhas aéreas, pelas suas propriedades dielétricas, químicas e mecânicas, é inteiramente inadequada aos cabos isolados, pela falta de flexibilidade.

Considere as definições:

“É a passagem da fase sólida para a líquida”.

“É a passagem do estado líquido para o estado sólido”.

“É a passagem lenta do estado líquido para o estado de vapor, que ocorre predominantemente na superfície do líquido, sem causar agitação ou o surgimento de bolhas no seu interior”.

“É a passagem rápida do estado líquido para o estado de vapor, geralmente obtida pelo aquecimento do líquido e percebida devido à ocorrência de bolhas”.

“É a passagem do estado líquido para o estado gasoso”.

Baseado nas frases anteriores, quais propriedades estão mencionadas, respectivamente:


Sublimação, Evaporação, Solidificação, Fusão, Ebulição.


Fusão, Solidificação, Evaporação, Ebulição, Vaporização.


Fusão, Solidificação, Calefação, Liquefação, Ebulição.


Solidificação, Ebulição, Fusão, Vaporização, Evaporação.


Fusão, Solidificação, Evaporação, Ebulição, Calefação.

As normas elaboradas pela IEC permitem que fabricantes de componentes elétricos e eletrônicos utilizem os mesmos parâmetros quanto a: terminologia, simbologia, padrão de desempenho e segurança. Essas normas fazem parte de qual associação de normas?


Municipais.


Nacionais.


Internacionais.


Estaduais.


Regionais.

Os ______________________ devem apresentar um elevado magnetismo residual, o que é típico de materiais magnéticos ditos duros.


Materiais Condutores.


Diamagnéticos.


Ferromagnéticos.


Paramagnéticos.


Ímãs permanentes.

Alguns materiais apresentam propriedades de condução elétrica intermediárias. Tais materiais são denominados semicondutores. Os materiais semicondutores mais simples são constituídos de átomos de um único elétron, ou seja, átomos tetravalentes. Podemos dizer que os elementos químicos mais comuns para utilização em materiais semicondutores são:


Carbono (C) e Ouro (Au).


Silício (Si) e Germânio (Ge).


Germânio (Ge) e Carbono (C).


Ouro (Au) e Prata (Ag).


Silício (Si) e Carbono (C).

Pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, os transformadores de corrente são classificados de acordo com sua construção em um dos seguintes tipos: “Transformador de corrente com vários enrolamentos primários distintos e isolados separadamente”. Essa descrição corresponde a qual tipo de TC?


Com vários enrolamentos primários.


Com núcleo dividido.


Enrolado


De Barra.


De janela.

Os mecanismos de acionamento dos contatos dos disjuntores variam de fabricante para fabricante. Basicamente, existem 4 tipos de comandos, sendo eles:

 

I. Mecânico, elétrico, pneumático, óleo-pneumático.

II. Por indução, por condução, por impulso, pneumático.

III. Pneumático, elétrico, mecânico, por pulso.

 


Todas estão erradas


Apenas a alternativa III


Apenas as alternativas I e II


Apenas a alternativa II


Apenas a alternativa I

Páginas: 12345678910